
Psicoterapia Online e Presencial para Adolescentes
A procura pela psicoterapia na adolescência pode ser motivada tanto pelo próprio adolescente quanto pelos familiares. O interesse por trabalhar questões específicas desse período de desenvolvimento e por compreender as emoções, sentimentos e comportamentos na construção da identidade são bons motivos para iniciar o acompanhamento!
Dificuldades de comunicação ou com a auto imagem corporal, manifestação de ansiedade, irritação, agressividade, comportamento impulsivo e retraimento, assim como desafios no relacionamento com a família e problemas no ambiente escolar, são importantes indicadores de que algo não vai bem e precisa de atenção. Caso ocorra sintomas psicossomáticos, ou mesmo adoecimentos físicos sem causa médica, não deixe de incluir o cuidado com a saúde mental no tratamento.
Como a Gestalt-terapia pode ajudar?
A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento, construção da identidade e auto-estima na adolescência. Considera o contexto socio-cultural, inclui a identificação dos pensamentos, sentimentos e comportamentos, proporciona maneiras saudáveis e plurais de se expressar, amplia a percepção de si em relação ao mundo, valoriza a diversidade, propicia a ampliação da consciência de maneira reflexiva, incentiva o reconhecimento das potencialidades de forma criativa, assim como a autonomia e o auto cuidado.
O que é necessário para que o atendimento online aconteça?
Agende um primeiro encontro com a psicoterapeuta e garanta um espaço em que você tenha conforto e privacidade. Se necessário, converse com seus familiares sobre a importância de que você não seja interrompida. O uso do computador costuma ser ideal pelo conforto que o tamanho da tela proporciona. O google meet costuma ser a plataforma utilizada, mas é possível usar outros aplicativos caso seja necessário. Enviarei o link da videochamada alguns minutos antes da sessão agendada. Traga também sua água, café ou chá para o nosso encontro!
Sigilo profissional, como funciona?
Familiares participam da psicoterapia?
O Conselho Federal de Psicologia estabelece ser de responsabilidade dos profissionais de psicologia o sigilo de todas as sessões de psicoterapia, inclusive de adolescentes! Existe um dever ético de não expor o conteúdo das sessões, assim como o nome das pessoas que acompanha. Para que isso aconteça, com finalidade de escrita de capítulos ou outras publicações, é necessário que você assine um termo de consentimento. Qualquer dúvida em relação a essa questão, entre em contato!
A psicoterapia é um espaço importante na adolescência. Por isso, a participação dos familiares é ocasional, podendo acontecer quando procuram pela profissional, assim como durante a assinatura do termo de autorização e termo de compromisso que estabelece a frequência das sessões e a forma de pagamento.
Além disso, familiares também podem ser convidados a participarem de algumas sessões, desde que seja avaliada a importância tanto pela psicóloga quanto pelo adolescente de forma a integrar informações relevantes no tratamento, facilitar a comunicação entre familiares e adolescente, garantir orientação e apoio.